domingo, 6 de novembro de 2011

Mídias na Educação
Atualmente a tecnologia é uma ferramenta muito importante que deve ser utilizada pelo educador, pois dessa forma ele torna o processo ensino aprendizagem mais prazeroso e desta forma os resultados serão mais satisfatórios.
Porém a utilização das Mídias na Educação deve ser planejada com seriedade, pois  ela não deve ser usada aleatoriamente e sim com clareza de sua necessidade de que irá contribuir para o aprendizado os alunos.
Uma experiência interessante observei  na sugestão de aula da professora   Ana Cláudia Bastian Machado cujo o tema é   Reciclagem: materiais alternativos em alta postada no portal do professor, que tem como objetivo a apresentação, dos alunos,de materiais que podem ser reaproveitados, reciclados e a maneira de que  isso pode ser feito e a discussão r sobre o papel ambiental da reciclagem. Para isso utilizaram o laboratório de informática da escola para acessar o portaldoprofessor e assistir alguns vídeos e a partir dessa atividade construir seu próprio material e apresentar para a turma podendo utilizar o Microsoft Power Point.
Achei uma atividade interessante e com certeza terá uma resposta significativa na formação dos educandos.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Plano de Aula

Plano de Aula
Disciplina: Biologia
Série: 1º ano EM
Conhecendo as células
v  Conteúdo
    Citoplasma celular
·           Composição do citoplasma
·           Organelas citoplasmáticas

v  Objetivos
1)     Reconhecer a célula como uma estrutura tridimensional internamente composta pelo citoplasma e por diversas organelas.
2)     Conhecer a constituição e a função do citoplasma.
3)     Identificar e caracterizar as funções das organelas citoplasmáticas.

v  Tempo estimado
     4 aulas

v  Recursos:
·           Vídeo
·           DVD- Coleção Ensino Médio, Vídeoaulas Completas (DVD 1)
·           Laboratório de informática.
·           Computador com internet
·           Papel, linhas coloridas, tesoura,lápis de cor, cola

v  Estratégias
1º Passo – Explicar resumidamente cada estrutura celular.
2º Passo – Apresentar o DVD sobre o citoplasma.
3º passo - Os alunos deverão pesquisar, na internet, as respectivas funções de cada organela e quais destas são exclusivamente da célula eucariótica animal e quais as da célula eucariótica vegetal.
4º Passo – Socializar as suas pesquisas na internet.
5º Passo – Cada aluno deverá esquematizar, de forma lúdica, uma célula eucariótica, utilizando papel, linhas coloridas, lápis de cor, tesoura, cola e etc. para representar as organelas citoplasmáticas
6º passo – Resolução de uma atividade, teste (on line) ,no laboratório de informática.
v  Avaliação
·           Apresentação das pesquisas
·           Apresentação dos esquemas
·           Resolução do teste.
 Acesse o teste para resolvê-lo.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Água: economizar para não faltar

DESPERDÍCIO DE ÁGUA
São Paulo, por exemplo, já está sofrendo racionamento de água. Isso sem citar o Nordeste que sempre enfrenta o problema da seca. A palavra do momento é economizar, afinal cada gota economizada é um ponto a mais na luta para a conservação da Água no Planeta.
Gastar mais de 200 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Veja como podemos economizar água - e dinheiro - sem prejudicar a saúde e a limpeza da casa e das pessoas.
O desperdício residencial é o campeão, sendo que no Brasil, o desperdício de água chega a 70% e nas residências temos até 78% do consumo de água de uma residência sendo gasto no banheiro. Tudo isto pode mudar com simples mudanças de hábitos.
Veja os exemplos a seguir:
No Banheiro:
Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira aberta pode consumir, por minuto, até 2,4 litros (numa casa) ou 16 litros (num apartamento).
Tome banhos rápidos. A cada minuto no banho você gasta de 3 a 9 litros.
Regule as válvulas de descarga.
As convencionais usam cerca de 40% de toda a água de uma casa ou escola.
Cada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga são 10 litros de água desperdiçados.
Na cozinha:
Limpe bem os pratos e panelas e jogue os restos de comida no lixo.
Deixe a louça na água para facilitar a lavagem.
Feche a torneira enquanto ensaboa e volte a abri-la apenas para enxaguar.
Ligue a máquina de lavar louça apenas quando estiver completa.
Na lavanderia:
Utilize a lavadora de roupa só quando ela estiver cheia e ligue no máximo três vezes por semana.
Reaproveite a água de chuva ou da máquina para lavar o chão da cozinha, área de serviço e quintal.
Nas áreas externas:
Varra as calçadas para retirar o lixo e use balde em vez de mangueiras.
Molhe as plantas com regador quando o sol estiver mais fraco.
Lave o carro utilizando o balde.
Prefira jardins a áreas cimentadas, favorecendo a infiltração da água no solo.
Manutenção:
Elimine vazamentos.
Troque ou conserte torneiras pingando.
Faça o teste do relógio de água.
Se os ponteiros continuarem rodando sem consumo, é sinal de vazamento. 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Biologia

Biologia é a Ciência que estuda os seres vivos (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo, ou seja o estudo da vida). Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular até o nível populacional e interacional, tanto intraespecíficamente quanto interespecíficamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. O estudo destas dinâmicas ao longo do tempo é chamado, de forma geral, de biologia evolutiva e contempla o estudo da origem das espécies e populações, bem como das unidades hereditárias mendelianas, os genes. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.
A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular, no que se refere à célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia. A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.
Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda as bases da hereditariedade e da variação entre indivíduos. A etologia estuda o comportamento dos indivíduos. A genética populacional estuda a dinâmica dos alelos nas população, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies. As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e as origens de tais interações pela biologia evolutiva. Uma nova área, altamente especulativa, a astrobiologia (ou xenobiologia) estuda a possibilidade de vida para lá do nosso planeta. A biologia clínica constitui a área especializada da biologia profissional, para Diagnose em saúde e qualidade de vida, dos processos orgânicos eticamente consagrados.
(extraído do site wikipedia)

domingo, 18 de setembro de 2011

Mitose



Introdução
Eventualmente as células necessitam se duplicar para dar origem a novas células. Esta divisão celular ocorre de duas formas: através da mitose e da meiose. Neste texto abordaremos a mitose.
De forma prática, podemos entender que na mitose a célula se duplica para dar origem a duas novas células. Estas são conhecidas como células filhas (formadas a partir da divisão celular) e são idênticas uma da outra, uma vez que foram formadas a partir de uma única célula.

As fases da Mitose 
Agora que sabemos disso, veremos as cinco fases que a célula atravessa em seu ciclo de vida até completar sua divisão. São elas: prófase, metáfase, anáfase, telófase e interfase.

Prófase

Nesta fase, as células começam a se preparar para a divisão. É neste momento que ocorrerá a duplicação do DNA e centríolos. Com o DNA condensado e os centríolos em movimento, inicia-se o processo da divisão mitótica.

Metáfase

Aqui começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior. Nesta etapa, o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele. Dois fios do cromossomo se ligam na parte central do centrômero.

Anáfase

A divisão começa com os cromossomos migrando para lados opostos da célula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro.

Telófase

Esta é a última fase da mitose. Nesta etapa a membrana celular se divide em duas partes, formando, assim, duas novas células. Cada uma delas ficará com metade do DNAoriginal.